5G no Brasil avanço tecnológico ou briga política?

Nos últimos anos, o sistema de internet móvel no Brasil passou por diversos avanços, inclusive, com a implementação da rede 4G, que se tornou uma verdadeira promessa e chegou com o objetivo de revolucionar o mercado ao oferecer ampla cobertura, maior velocidade e desempenho estável para os usuários de smartphone.

Para especialistas, o diferencial desta tecnologia está em atender as necessidades de um público cada vez mais conectado, que prioriza o tráfego de dados (áudio, texto, vídeo, foto) na internet, e não mais o tráfego de voz.

Redes sociais, já não são sinônimos de lazer, hoje está em tudo que fazemos, trabalho, reuniões, relacionamentos, estudos.

Com a evolução dos smartphones, já não somos enraizados em cabos ou hardwares grandes, este artigo por exemplo está sendo escrito num smartphone usando rede móvel de internet.

A velocidade e capacidade de veiculação, interação, upload ou download está cada vez mais sendo cobrada.

Telefonias estão precisando de mais melhorias. Com foco no desenvolvimento do país sabemos que o governo tem grande parte nisso, apesar das empresas de telefonia serem privadas.

Vantagens do 5G no Brasil

O site Mundo Educação afirma que a rede 5G trará muitos benefícios, entre os principais estão:

  • As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;
  • O tempo de conexão entre aparelhos deve ser inferior a 5 ms (milissegundos), diante à latência de 30 ms da rede 4G;
  • O número de aparelhos conectados por área deve ser de 50 a 100 vezes maior que o atual;
  • Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos móveis.

Brasil deve decidir entre China e EUA

Como a mídia está relatando, o Presidente Jair Bolsonaro está em intensas negociações para o futuro leilão de qual empresa irá fornecer a linha 5g no Brasil, em grande evidência está a empresa chinesa Huawei na disputa.

Isso significa que temos uma excelente empresa que pode estar no ranking das distribuidoras de 5g no mundo, mas nem tudo é perfeito, a empresa é chinesa e com o governo da china sendo comunista, todas as empresas são de autoridade governamental, sabemos também que todo servidor pode ter suas falhas, e utilizar um servidor assim poderia expor o 5g do brasil a ter muitas brechas para a espionagem.

E o outro lado? Recentemente Estados Unidos e China tiveram muitos impasses devido a questões políticas entre os dois, o Brasil é um dos aliados dos EUA, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, relembrou em discurso feito na Alemanha, na última sexta-feira (8), o alerta, que países que fecharem com a empresa chinesa, estão em desvantagem política.

Segundo o site Olhar Digital, foram vazadas informações de que a Huawei está bem confiante em relação às negociações com o Brasil, posicionamento que mostra a rivalidade com EUA.

Toda essa tensão é devido o histórico da empresa. Veja bem, a Huawei foi criada em 1987 por Ren Zhengfei, um ex-oficial das forças armadas do governo comunista chinês.

Isso se tornou um sinal de alerta para a comunidade de inteligência norte-americana (a CIA, o FBI e outras agências) e eles passaram a acusar a empresa de ser parceira do governo chinês na espionagem de outros países.

Devemos levar em conta que apesar de tudo isso, a China é um país com muita necessidade de grãos, e por isso, vem se tornando um aliado comercial para o nosso país, e uma rejeição nessa negociação pode nos custar milhões no PIB do Brasil.

Além disso, a empresa é referência em instalação de 5g e temos um enorme espaço territorial, que inclusive cerca de 10% não chega nenhum tipo de internet, e que nos traz um déficit nas comunicações, em pouca escala, visto que os habitantes dessas regiões se locomovem para chegar aos locais que tenha internet.

Mas partindo para o lado do acesso justo, a inclusão digital é motivo de inúmeras pautas, e essa negociação traria benefícios nessa área, bem como sua efetivação possibilitaria desempenho, preço baixo e capacidade de instalação em diversas regiões.

Fomentando ainda mais a economia, e o desenvolvimento do 5g no Brasil. Teríamos inúmeros recursos a se aproveitar, pesquisas mostram que o serviço dentro de 4 paredes está com os dias contados, a mobilidade do 5G no Brasil traria muito menos dores de cabeça, para o setor tecnológico que necessita de velocidade para levar conteúdo de qualidade a nosso dia a dia.

Dentre o exposto, fica evidente que não será uma tarefa fácil essa decisão, tendo em vista que seguindo essa lógica de algum modo o Brasil perde, por isso é bom Bolsonaro achar uma solução e tão rápido quanto a rede 5g no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *